Antes de mais nada, para saber qual tipo de vidro deve ser aplicado a sua cobertura devemos apresentar as características de do vidro laminado e do vidro temperado, para que conheça as diferenças, e possa escolher a melhor opção. Boa leitura.
O que é vidro laminado?
O vidro laminado é o vidro de segurança. Um vidro duplo formado por duas peças unidas por uma película espessa e resistente de PVB (Polivinil Burital) entre eles.
Formando tal como um sanduiche, a película de PVB garante que em caso de quebra as peças de vidro não estilhacem mantendo-se presa a estrutura, levando segurança ao espaço. Por isso, o vidro laminado é considerado um vidro de segurança.
O que é vidro temperado?
Antes de mais nada, o vidro temperado é o vidro mais resistente do mercado. Isso acontece porque o vidro temperado é endurecido, em nível molecular, a partir de um processo de aquecimento em forno de alta temperatura e resfriamento utilizando ar frio.
Neste sentido, o vidro temperado chega a ser cinco vezes mais resistente a impacto do que o vidro comum se tornando a melhor opção em inúmeras aplicações.

Quais as diferenças entre o vidro laminado e Temperado?
São incontáveis as diferenças entre eles, vamos exaltar aqui as características as mais importantes. São elas:
Segurança
Quando se refere a segurança o vidro laminado é com certeza a melhor opção. Mesmo sendo menos resistente a impacto o vidro laminado garante a segurança de todos no ambiente pois caso venha a quebrar ficará preso na película de PVB.
Quando aplicado a coberturas a segurança oferecida pelo vidro laminado é o principal motivo da Abnt (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determinar a sua utilização e proibir diretamente a utilização do temperado.
Quando se refere a segurança o vidro laminado é com certeza a melhor opção. Mesmo sendo menos resistente a impacto o vidro laminado garante a segurança de todos no ambiente pois caso venha a quebrar ficará preso na película de PVB.
Durabilidade
O vidro é sempre incrivelmente durável, e quando falamos de vidro temperado a durabilidade é ainda maior devido a sua grande resistência a impacto e o processo de fabricação que não acrescenta nenhum tipo de material que possa vir a reagir com o passar do tempo. Como é o caso do vidro laminado.
O vidro laminado é super durável, contudo, a laminação pode sofrer degradação em poucos anos. É comum o vidro laminado delaminar, ou seja, o película de PVB descolar soltando as placas de vidro. Via de regra os fabricantes oferecem dez anos de garantia contra delaminação.
Resistência
Como já citado anteriormente o vidro temperado é mais resistente que o vidro laminado e chega a ser cinco vezes mais forte devido ao endurecimento molecular, o que deixa muito difícil ser quebrado.
Preço
Com processo de fabricação mais complexo e elaborado o vidro laminado tem custo mais alto na comparação com o vidro temperado. Considerando a mesma espessura e e dimensão da peça o vidro laminado custa em média 35% mais do que o vidro temperado.
A mão de obra de instalação também costuma ser mais alta também, assim como o transporte, custa em média 50% mais caro na comparação com o vidro temperado. Isso se dá devido a baixa e resistência a impacto e grande risco de quebra das peças durante a instalação.

Qual vidro deve ser usado em coberturas?
A Abnt (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é muito clara quanto a esse tema, é obrigatória a utilização do vidro laminado em coberturas. Habitualmente, é composto por duas peças de vidro comum unidas pela película de PVB, contudo nada impede que aumentar a resistência utilizando duas peças de vidro temperado formando um vidro laminado/temperado somando a qualidade de ambos. Neste caso a Abnt permite a utilização de vidro temperado devido a laminação.
Vidro Laminado e Temperado
Uma mesma peça de vidro com dois beneficiamento também é possível. Você tem hoje no mercado a combinação dos dois tipos de vidro em um só, é possível fazer a laminação de duas peças de vidro temperado e contar com a resistência a impacto do vidro temperado e a segurança do vidro laminado conferindo o máximo de qualidade ao seu projeto.
É claro que o preço desta composição não será dos mais atraentes. Quem busca esse nível de qualidade deve se preparar para desembolsar o dobo do que gastaria com o vidro puramente laminado.
